>

Palestrantes

Yves Clot
Psicólogo do trabalho e pesquisador do CNAM (Conservatoire National des Arts et Métiers), em Paris, tendo uma relevante produção no campo da Saúde do Trabalhador, voltada para o desenvolvimento da Psicologia do Trabalho.
Yves Clot é autor do livro "A função psicológica do trabalho", publicado pela Editora Vozes, em 2006. Fez também o prefácio do livro de Louis Le Guillant, intitulado "Escritos de Louis Le Guillant - da ergoterapia à psicopatologia do trabalho", organizado pela professora Maria Elizabeth Antunes Lima, e também publicado pela Editora Vozes, em 2006.

Cursou, filosofia, inicialmente e, em seguida, fez uma tese de filosofia com Yves Schwartz, em Aix-en-Provence, intitulada "O trabalho - entre a atividade e a subjetividade". Essa tese aborda a análise do trabalho e, por essa via, alcança a Psicologia do Trabalho. A partir daí, o professor Clot fez sua habilitação em Psicologia, interessando-se, cada vez mais pela transformação dos contextos de trabalho. Sua grande inspiração inicial, foram os trabalhos de Ivar Oddone, na Itália. Com ele aprendeu que o problema não é o de propor uma psicologia do trabalho alternativa, mas sim o de mudar os protagonistas da psicologia do trabalho, transformando suas práticas e permitindo a "entrada" dos trabalhadores, através da ampliação da comunidade científica. Propõe, então, formas de cooperação entre cientistas e trabalhadores, através da co-análise do trabalho, que é também um dispositivo de transformação.

No decorrer dos últimos anos, o prof. Clot tem feito uma releitura de Vygotski, trazendo-o para o campo da Psicologia do Trabalho. Além disso, integrou as descobertas da Ergonomia Francesa à sua proposta teórico/metodológica, desenvolvendo a Clínica da Atividade, que visa agir sobre o campo profissional e desenvolver a capacidade de ação dos trabalhadores sobre eles mesmos e sobre o campo profissional.

Ademar Arthur Chioro dos Reis

É graduado em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1986), com Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela UNESP (1988). Mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp (2001). Doutor em Ciências da Saúde (concentração: Saúde Coletiva) pela UNIFESP (2011). Diretor da Consaúde - Consultoria, Auditoria e Planejamento desde 1997, prestando consultoria na área de planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde. Foi Diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (2003-2005). É professor de Saúde Coletiva da Faculdade de Fisioterapia (Unisanta) e da Faculdade de Medicina (UNIMES), ambas de Santos-SP. É pesquisador da Linha de Política e Gestão em Saúde do Departamento de Saúde Coletiva da UNIFESP. Desde janeiro de 2009 exerce o cargo de secretário municipal de saúde de São Bernardo do Campo-SP e, em 2011, tornou-se presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo - Cosems-SP.

Adma Maria Gomes

Diretora do Sindicato dos Bancários do ABC responsável pela Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho, Professora de Sociologia, Pós Graduada em História PUC/SP. Coordenadora do Conselho Gestor do CEREST de SBC e integrante das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CIST) de SBC e Diadema.

Odair Furtado
Possui doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, trabalhando no Programa de Estudos Pós-Graduado em Psicologia Social (PSO) da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde e na graduação do curso de psicologia desta mesma faculdade. É filiado ao Departamento de Psicologia Social desde 1983. Coordena o Nucleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Ação Social (NUTAS) do PSO. Tem experiência na área de Psicologia Social (Psicologia sócio-histórica), com ênfase em Processos Grupais; Compromisso Social; Dimensões Subjetivas da Realidade e Produção de Sentido, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações de Trabalho e subjetividade, empego/desemprego, formação/qualificação.

Marcus Vinicius de Oliveira Silva

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1982), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, coordenador do LEV-Laboratório de Estudos Vinculares e Saúde Mental do IPSI-UFBA, diretor do Instituto Silvia Lane, Psicologia e Compromisso Social, consultor da area Tecnica de Saude Mental do Ministério da Saude, conselheiro do CONAD - Conselho Nacional de Politica sobre Drogas, lintegrante do NESM - Núcleo de Estudos Pela Superação dos Manicômios. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental, Clinica Psicossocial das Psicoses, Psicologia e Direitos Humanos, Desigualdade Social e Subjetividade.